Os trilhos
Como gostamos de dizer "o nosso produto é a Natureza", um dos motivos é que temos diversos trilhos com saída da Aldeia de Pontes. Trilhos para todas as idades e com diferentes graus de dificuldade.

Trilho Circular
Com cerca de 2km, inicia-se na Aldeia de Pontes, acompanha o rio Laboreiro, passa por 2 moinhos e alguns poços muito agradáveis para um mergulho, passa no poço do Contador, no Aqueduto de Pontes e volta à Aldeia. De dificuldade fácil.

Cascata de Pontes
Ida e volta são 1.8km. Partindo da Aldeia de Pontes passará o Aqueduto e depois virando à esquerda é só seguir as placas indicativas. Um local muito fotogénico e agradável para um mergulho. De dificuldade fácil.

Ponte da Cavada Velha
Ida e volta são cerca de 4km. Saindo da Aldeia de Pontes é só acompanhar para montante a margem esquerda do Rio Laboreiro, até encontrar esta ponte que é um dos monumentos mais emblemáticos de Castro Laboreiro. Um local de uma beleza única e bom para um mergulho. De dificuldade fácil.

Trilho das Inverneiras (PR VII)
Trilho circular que permite conhecer o Vale do Laboreiro e as suas Inverneiras. Partindo da Aldeia de Pontes tem uma distância total de 7km, é um trilho oficial, muito bem assinalado e de um grau de dificuldade fácil.

O trilho da Cabra Montês
Ida e volta são cerca de 8km. Saindo da Aldeia de Pontes em direção ao vizinho lugar da Ameijoeira, mesmo junto à fronteira existe um caminho em terra, subindo cerca de 2km irá encontrar o pântano da Ameijoeira, habitat natural da Cabra Montês. De dificuldade fácil.

A primeira etapa da Grande Rota do Parque Nacional Peneda Gerês
Liga a Aldeia de Pontes à Vila de Castro Laboreiro ao longo de 7.5km. É um trilho oficial, muito bem assinalado e de um grau de dificuldade fácil.

O trilho das Fechas do Malho
Ida e volta cerca de 18 km. Saindo da Aldeia de Pontes faz o acompanhamento para jusante do Rio Laboreiro, praticamente até se juntar às águas da barragem do Lindoso. De dificuldade difícil.

Trilho Castrejo (PR III)
Trilho circular, cerca de 22km. Saindo da Aldeia de Pontes tem de ir até á Ponte da Cavada Velha para aí iniciar este fantástico trilho circular, que passa por calçadas seculares, fantásticas carvalheiras, pontes romanas e muito mais. Este trilho oferece uma panorâmica abrangente do território Castrejo. É um trilho oficial, muito bem assinalado e de um grau de dificuldade média mas de grande extensão